Nada como um bom livro na estante de casa ! Eu adoro :) …

Atualizado: 13 de dez. de 2020



Pois é, eu sou um viciado em livros de papel. Sou um leitor à moda antiga que ainda precisa e valoriza o “cheiro’ de bom um livro. Muito embora eu leia jornais, artigos e ebooks em formato digital, a minha relação com o livro ainda segue no modelo tradicional com as páginas sendo folheadas.

Sendo assim, resolvi escrever esse post com a sugestão de um clássico da literatura sobre investimentos. “Faça fortuna com ações antes que seja tarde” do Décio Bazin. O título pode parecer um tanto quanto especulativo, talvez até oportunista, mas Bazin foi um gênio, sempre direto e objetivo quando o assunto diz respeito aos investimentos. O livro é maravilhoso. Espetacular.

Para quem não o conhece, Bazin foi um dos maiores investidores e fez fortuna comprando ações e investindo no mercado imobiliário, algo pelo qual sou apaixonado e dedico a minha vida profissional. Ele inspirou nada mais nada menos do que Luiz Barci Filho que hoje é considerado o maior investidor pessoa física da Bolsa de Valores com um patrimônio estimado em 5 bilhões.

Para quem acha que a vida é fácil e grandes investidores herdam fortunas de seus pais, Luiz Barci prova exatamente o contrário, pois começou a sua vida como engraxate até conseguir estudar e perceber que comprando ações poderia construir um futuro sólido e tranquilo Assim, decidiu seguir os mesmos passos de Bazin e passou a comprar ações pensando sempre no longo prazo.

Mas, voltando ao livro e ao seu autor, Bazin mostra de forma clara e objetiva como uma pessoa pode transformar a sua vida por meio dos investimentos. No livro você entenderá algo que eu falo com bastante frequência em minhas palestras e cursos “Não há resultado sem planejamento e o retorno sempre virá no longo prazo” é necessário esforço, dedicação e resiliência para que se alcance os objetivos. Saber esperar é uma dádiva.

Na vida você precisa aprender a superar as objeções, somente assim será capaz de vencer os desafios. Não existe “dinheiro fácil”. Toda e qualquer promessa que você ouça de ganhos extraordinários será uma mentira deslavada dita por um oportunista. Por isso, a receita é bastante simples: siga sempre os caminhos que foram traçados pelos Grandes Mestres.

Você não precisa inventar a roda, basta ter a humildade para aplicar os bons ensinamentos em sua trajetória de vida que você alcançará os resultados. No entanto, pensar em liberdade financeira é saber cultivar a disciplina. Investir consiste transformar boas escolhas em hábito diário. Por isso, a Gestão de Metas e tão importante na vida de uma pessoa.

Comece a semear ainda hoje e cuide com carinho da sua plantinha ao longo do tempo.No futuro você verá que ela irá se transformar em uma linda árvore que lhe dará a sombra que você tanto sonhou. A vida é feita de (boas) escolhas.

Se você abrir mão do seu futuro para pensar apenas no presente, mais adiante se arrependerá amargamente dessa escolha.. Tenha certeza disso.

Bem, por hoje é isso ! Mas anotem aí o nome desse livro.

Fica a dica !

Abraços,

Marcelo Teófilo

Empoderia

Método DNA Social

Gestão de Metas e Resultados

Educação Financeira e

Investimentos Pessoais


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo