top of page
Buscar
  • Foto do escritorEmpoderia

As empresas que mais pagaram dividendos em 2021



Um festival de dividendos em 2021


Chegamos ao final de 2021 com um expressivo número de empresas pagando bons proventos. Muitas empresas surpreenderam distribuindo dividendos além do que se esperava. Como se não bastasse, vimos algumas lastrearem ainda mais as suas iniciativas com significativos incrementos. Percebemos o fechamento do ano com uma quantidade considerável de companhias anunciando mais remuneração aos seus acionistas. O resultado mostra o quanto investir em empresas de capital aberto é um excelente negócio.


Contudo, a cautela deve sempre ser levada em consideração. Mesmo porque, em determinados casos, a distribuição de dividendos e o anúncio de pagamentos generosos de dividendos pode ter a intenção de maquiar a real situação de uma companhia. Por isso é extremamente importante que você saiba analisar se aquele investimento que você pretende fazer um aporte condiz com a atual situação da empresa. Pequenas análises são capazes de mostrar de forma bastante clara se vale a pena o seu investimento.


Um valor bastante generoso foi distribuído esse ano


Bem, a Economática liberou a relação completa com as maiores pagadoras de 2021. Chama a atenção o fato de que as companhias de commodities tiveram um excelente desempenho muito em razão da retomada das economias globais. O aumento da demanda impactou as exportações de determinados produtos elevando os resultados das empresas ao longo dos últimos meses. O reflexo foi um caixa bem mais robusto possibilitando que os acionistas obtivessem ganhos mais generosos com seus investimentos.


Por isso eu sempre gosto de frisar que diversificar é importante para que o investidor possa dirimir os riscos. Entretanto quando se tem a exata noção do que se está fazendo não há a necessidade de que essa diversificação seja tão extensa assim, mesmo porque, quando você muito diversifica acaba inibindo melhores ganhos que você poderia vir a ter investindo em companhias que entregam regularmente excelentes resultados. Mas analisar essa consistência é primordial para que você não embarque em uma canoa furada investindo em uma empresa que não faz da distribuição de proventos uma prática frequente. Mas vamos a lista com as melhores de 2021.


As melhores empresa de 2021


GOUA4 - Metalúrgica Gerdau - DY% 20,60%

UNIP6 - Unipar - DY% 20,55%

VALE3 - Vale - DY% 16,74%

PTBL3 - Portobello DY% 16,45%

CPLE6 - Copel DY% 16,04

JBSS3 - JBS DY% 12,75%

GGBR4 - Gerdau DY% 12,56%

TRPL4 - Isa Cteep DY% 12,28%

BEEF3 - MInerva DY% 11,06%

MRFG3 - Marfrig DY% 11,06%


Quantas dessas empresas fazem parte de sua carteira ?


É importante ressaltar que o site da Economática não leva em consideração a inflação que incide sobre os dividendos e juros sobre capital próprio. Ainda assim, o valor acumulado em nove meses supera em 68% o resultado consolidado alcançado em 2020, que foi de pouco mais de R$ 119 bilhões. Por sua vez, em 2019, os pagamentos realizados somaram R$ 136,7 bilhões.


Pois é, a curiosidade que fica é a de sempre, ou seja, quantas dessas empresas fazem parte de sua carteira ? Da minha parte, posso adiantar que três fazem parte de meu portfólio, porém duas ocupam posições fixas enquanto a terceira faz parte de um processo de rentabilidade ocasional que visa a intensificar os ganhos possibilitando assim o incremento da carteira principal.


Se os investimentos ainda não fazem parte da sua rotina você precisa transformar o quanto antes essas ideias em um saudável hábito. Do contrário, o tempo irá passar e você se tornará refém de escolhas mal feitas. O resultado será a sua total dependência de auxílios do governo. Não custa lembrar que esses auxílios são cada vez menores fazendo com que o cidadão viva às dores do destino.


Se esse não é o seu objetivo, então busque educar-se financeiramente o quanto antes. Do contrário, você viverá as dores da desilusão.


Bem, espero que vocês tenham gostado desse episódio do EpodCast e se você ficou com alguma dúvida deixe aqui nos comentários que eu respondo. Tá joia ?


Aproveite e se inscreva em nossos canais, como também ative as notificações para receber os novos episódios. Ah, e deixe o seu joinha aí, combinado ?


Super Obrigado,

Um grande abraço !



12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page