Recomendações, uma faca de dois gumes.

Atualizado: 16 de dez. de 2021


EmpodCast # 047


O tempo é senhor de todas as horas


Na vida, nada acontece da noite para o dia. Se uma pessoa abre uma empresa, os resultados e o crescimento surgirão com o passar dos anos. Para se formar em uma faculdade leva-se anos e para estar consolidado em uma determinada profissão, se requer tempo. Sendo assim, é uma utopia achar que existe uma “bala de prata” que irá lhe tornar um vencedor da noite para o dia na bolsa de valores.Não se deixe levar pelo conto da carochinha onde supostos especialistas lhe apontam as melhores estratégias.


Por isso, jamais aceite conselhos e nem peça opiniões. Busque formar suas próprias convicções através dos setores e mercados que você se sinta à vontade para investir. Eu nunca operei com opções. Day Trade é uma fábrica de Ilusões. E estratégias mirabolantes só irão lhe fazer perder o seu suado dinheiro. No mercado existem grandes players. Investidores e fundos que operam milhões. Acreditar que a sua estratégia com poucos recursos será mais eficiente do que eles é querer se iludir.


Um mar de excelentes oportunidades


Existem muitas empresas bacanas para investir na bolsa, empresas essas que poderão lhe trazer excelentes ganhos com o passar dos anos, porém é importante que se conheça os fundamentos e continue pensando sempre no longo prazo. Esqueça toda e qualquer possibilidade de ganhos imediatos. Esse é o ponto de partida para que você não caia em armadilhas que são lesivas ao investidor. O iniciante quase sempre é bombardeado por um infinito número de informações. O segredo é saber administrá-las.


Procure entender o setor onde a empresa que você deseja investir está inserida. Analise o balanço da companhia. E veja se ela vem apresentando lucros consistentes. Observe também se a ação está cara ou com preço atraente diante de seu valor patrimonial. Existem técnicas extremamente simples que podem bem conduzir o iniciante a começar sua trajetória no mundo dos investimentos com segurança sem que ele tenha que se expor demasiadamente ao risco.


Analisar os indicadores é mais simples do que parece


Aprendendo a analisar os indicadores fundamentalistas você já estará à frente da grande maioria dos participantes do mercado que vislumbram encontrar os atalhos.Os resultados podem ser alcançados de maneira bastante simples desde que haja responsabilidade. Para isso, basta um pouco de humildade, interesse em aprender e ser consistente com sua estratégia. Não existe a menor necessidade de se tentar encurtar o caminho utilizando técnicas que só irão colocar o seu investimento em risco


Buscar recomendações é um dos maiores erros que o investidor pode cometer, pois elas podem ser extremamente prejudiciais, além de produzirem situações catastróficas. Em contrapartida, se o investidor fizer bom uso dos conteúdos que hoje estão disponíveis e souber analisá-los com sabedoria, terá ao seu alcance um vasto material que é encontrado com facilidade na internet. Ele pode contribuir para que sejam tomadas boas decisões. Principalmente, em razão da otimização de tempo.


Um mercado muito mais seguro do que se imagina


A bolsa de valores é um mercado tão seguro que se as decisões forem tomadas com cautela, os riscos são quase inexistentes. Você só precisa entender o contexto que envolve esse universo das ações para conseguir começar a constatar que o sol nasce para todos. Qualquer pessoa tem plenas condições de obter resultados consistentes, porém precisa incorporar em seu projeto de investimentos a palavra paciência. E o melhor caminho para que isso aconteça é deixar de lado a ideia de pedir recomendações.


Outro fator importante é não dar ouvidos a diversos especialistas. Fuja de qualquer um que diga que existe uma estratégia onde você pode conseguir lucrar muito em pouquíssimo tempo. Tenha absoluta certeza que é uma mentira. Jamais compre uma ação sem antes entender a companhia. O que ela faz, o produto que ela comercializa ou serviço que ela presta. Procure entender o modelo de negócios da empresa, afinal quando você está comprando uma ação você está se tornando acionista de uma empresa.


Não se deixe enganar pelas falsas promessas


Então não se deixe enganar pelas falsas promessas e nem por recomendações. Não importa de quem você receba. Pode ser do seu maior amigo. Antes de mais nada procure conhecer o mercado. Nada impede que você converse sobre o assunto com vários amigos e conhecidos. Mas a decisão final deve ser baseada em suas próprias percepções sobre a empresa que você deseja investir. Qualquer um que esteja começando fica ansioso para comprar suas primeiras ações, é natural. Mas você precisa fazer isso de forma consciente.


Do contrário, pode acontecer de você começar a perder dinheiro e o final dessa história muitos já conhecem. O investidor percebe que o seu capital está minguando e acaba desistindo da bolsa de valores porque passa a acreditar que é um mercado ruim ou mesmo não é para o perfil dele. Algo que está totalmente errado. O grande problema foi ele ter dado atenção a recomendações que não lhe trouxeram resultado algum. No entanto, se você percebe que a sua estratégia está funcionando, aumentará a sua segurança.


Não corra riscos desnecessários


Acho que deu para ficar claro que qualquer pessoa reúne condições para investir de forma segura e consistente. Para isso, basta você entender a lógica do mercado e acompanhar os resultados das companhias. Entendo claramente como elas funcionam e desenvolvem suas atividades, se tornará fácil compreender como elas produzem os resultados. A partir desse momento você conseguirá chegar às suas próprias conclusões sem que as recomendações sejam necessárias. Pelo contrário, você nem terá mais interesse em receber conselhos.


Bem, espero que vocês tenham gostado desse episódio do EmpodCast e se você ficou com alguma dúvida deixe aqui nos comentários que eu respondo. Tá joia ?


E não se esqueça, se inscreva em nosso canal no Youtube e participe da nossa lista de amigos no email, como também ative as notificações lá no Youtube para receber os novos episódios. Ah, e deixe o seu joinha, combinado ? Afinal, esse material é produzido com todo o carinho para vocês.


Super Obrigado,

Um grande abraço !


Marcelo Teófilo



3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo