O que são ações ?


Antes de falar propriamente sobre o que são as ações, vou fazer uma breve introdução para você entender melhor como são criadas as ações e quais são as empresas que podem disponibilizá-las.


Quando uma pessoa ou um grupo de pessoas decide abrir uma empresa, é necessário definir a forma como essa empresa será constiuida, ou seja, como ela será aberta. Hoje existem as empresas individuais, que podem ser abertas por profissionais autônomos; as empresas de sociedade limitada, as Ltda(s) e as empresas de capital aberto, as S/A, Sociedades Anônimas .


São justamente essas empresas, as Sociedades Anônimas, que estão listadas na Bolsa de Valores e que possuem as ações sendo negociadas.

Então, de maneira muito simples, vou dar alguns exemplos para ficar bastante fácil a compreensão.


As empresas individuais são abertas por pessoas que trabalham, normalmente sozinhas e com pequenos negócios. Podem ser chaveiros, costureiras, quem trabalha com artesanato. Enfim, são inúmeras as atividades que permitem esse tipo de constituição empresarial. É bastante comum que esses profissionais, inclusive, possuam os seus escritórios em suas próprias casas, em razão da praticidade.


Normalmente, restaurantes, padarias, escritórios de arquitetura, cliínicas médicas entre outros, estão registrados como empresas de sociedade limitada. Muitos conhecem essas empresas como Ltda(s). Essas empresas são constuidas tendo em seus contratos sociais, justamente, um ou mais sócios.


Leia também

Assim, quando você entra em um restaurante para almoçar, em uma padaria para comprar o paõzinho, ou mesmo no mercado que fica em seu bairro, provavelmente, você estará entrando em uma empresa de sociedade Ltda.


Por sua vez, as empresas de capital aberto, que possuem as ações negociadas na bolsa de valores, reúnem em sua composição, além dos sócios fundadores, os seus acionistas. Os acionistas são pessoas ou empresas que adquirem ações e com isso, passam a ter uma participação do negócio.


Assim, empresas como Banco Itaú, Lojas Renner, Sul América, Localiza entre muitas outras, têm suas ações negociadas diariamente na Bolsa de Valores com pessoas comprando e vendendo esses ativos ( Ações são ativos financeiros )


Sendo assim, quando uma empresas resolve abrir o seu capital, ela está se tornando uma Sociedade Anônima, uma empresa S/A. Dessa forma, ela divide-se em centenas, milhares ou até milhões de pequenas partes – e cada uma dessas partes corresponde a uma ação.


Parte das ações pertence aos empreendedores, como mencionei acima, que são os sócios fundadores e parte passa a pertencer a outros sócios. Em alguns casos, uma terceira parte é negociada na bolsa de valores, onde os investidores podem comprá-las e vendê-las quando bem quiserem. Quem compra esses papéis no mercado se torna também um acionista, ou seja, um sócio minoritário daquela empresa.


O objetivo dos investidores ao comprar ações de uma companhia aberta, em geral estão relacionados a obter ganhos com o desenvolvimento da empresa. Normalmente, isso ocorre de duas maneiras. As empresas distribuem aos seus acionistas dividendos, que são parte dos seus resultados, parte de seu lucro. Eles são pagos aos investidores de acordo com o número de ações que cada um deles possui.


A outra forma de ganhar na bolsa de valores é com a valorização das ações. A tendência natural é que boas empresas se valorizem com o tempo, assim, conforme as companhias crescem as suas ações tendem a se valorizar. No entanto, deve-se observar que as empresas se comportam de acordo com os movimentos da economia e do mercado, assim como nossas próprias vidas. Sai ganhando quem investe em ações de boas empresas e participa como acionista de bons projetos.


Então, como esse texto é destinado a quem está conhecendo o mercado, vou dar um exemplo bem simples antes de encerrar.


Imagina que um dia a sua mãe diga que acabou de fazer um delicioso bolo de chocolate, mas que esse bolo é somente dela, afinal, ela comprou os ingredientes e fez toda a receita. Como o seu pai ajudou com um pouco de dinheiro, ele tem direito a uma parte do bolo.


Sendo assim, ela decide dividir o bolo em 10 pedaços, sendo que desses 10 ela vai ficar com 4 pedaços e seu pai com 3 pedaços porque ajudou a comprar os ingredientes. Os outros 3 que sobraram eles decidiram vender.


Nesse momento você decide comprar os 3 pedaços do bolo. Ou seja, você decide comprar as partes daquele projeto desenvolvido por sua mãe. É como se naquele momento você tivesse comprado 3 ações da empresa da sua mãe.

Sendo assim, as ações são uma pequena fração, ou seja, um pedacinho de uma empresa.


Pessoal, foi um prazer poder compartilhar mais esse post com vocês.

E não se esqueça !


Se você gostou desse conteúdo se inscreva no canal do Youtube, deixe a sua curtida, ative as notificações e compartilhe com os seus amigos nas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso à informação.


Super Obrigado !


Deixe seu comentário, sua crítica ou sugestão.


Grande abraço e até a próxima.


Valeu …


Marcelo Teófilo

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo