O que esperar para as ações da Sanepar ?

Atualizado: 16 de fev. de 2021






Todo o processo pelo qual está passando a Sanepar é fruto das revisões tarifárias que periodicamente precisam ser realizadas associado a interesses políticos. Essa combinação de fatores muitas vezes produz um resultado que não agrada ao mercado Com isso, a tendência natural é que a empresa acabe sofrendo no curto prazo e o preço das ações seja afetado.


Em um primeiro momento, o governo, através do agente regulador, normalmente opta por um reajuste menor e negocia com a empresa que as demais correções sejam aplicadas no decorrer do tempo. Assim, a sociedade como um todo não sofre pagando tarifas mais elevadas e governadores e prefeitos acabam capitalizando politicamente às medidas tomadas em doses homeopáticas, ou seja, angariando prestígio para as futuras eleições.


O que de fato importa são os fundamentos da empresa


No entanto, qualquer um que busque informações mais detalhadas sobre a companhia perceberá essas oscilações em anos anteriores. Se você for der uma olhada em relatórios passados, verá que decisões políticas são comuns e acontecem com o objetivo de evitar medidas impopulares para os governos. Dessa forma, reajustes que deveriam ser feitos de forma integral acabam sendo negociados e diluídos por um período maior de tempo. Assim, as correções nas tarifas acabam sendo postergadas e repassadas ao consumidor final nos anos seguintes. Essa é uma prática habitual no mercado.


Outra questão extremamente importante e que não pode ser desconsiderada é que o Estado do Paraná ainda vive as consequências de uma grande crise hídrica. Eu posso falar com propriedade sobre essa questão, pois moro em Curitiba e sei o racionamento pelo qual a cidade está passando. Esse somatório de fatores faz com que o preço das ações seja bastante impactado e acabe naturalmente caindo nos movimentos diários da bolsa.


Correções, ajustes e adequações.


Recentemente, o reajuste divulgado pelo órgão regulador e mencionado como Fato Relevante no informativo da companhia, reajuste esse de 5,11% que passa a vigorar a partir do dia 05 de fevereiro de 2021 se refere ao próximo ciclo. Então, se a leitura que você fizer dessa nota for uma leitura pragmática e extremamente objetiva, você chegará a conclusão que o resultado é positivo e não irá se preocupar com as notícias divulgadas. Entretanto, é importante que você saiba que a cada quatro anos ocorre o período da revisão tarifária. Essa análise é bem mais abrangente e permite que as devidas adequações sejam feitas visando, sobretudo, corrigir as defasagens.


Nesse sentido, vale a pena você observar a correção que deveria ter sido aplicada e compará-la com as atuais condições vistas nas contas de água que estarão disponíveis. Só para você ter uma ideia, o reajuste deveria ter ficado próximo dos R$5,30 que comparado a empresas do mesmo setor na bolsa é um valor que se distingue positivamente, porém ele representa uma queda de 2,58% algo que deixou alguns analistas de plantão e investidores de primeira viagem bastante preocupados. Com isso, o que se percebeu foi uma queda mais acentuada das ações em virtude do humor do mercado.




Busque analisar o que está discriminado nos relatórios


Outro comunicado bastante relevante está relacionado ao pedido da Sanepar para que a compensação seja feita tendo como base o IPCA, ou seja índice de preço ao consumidor ao invés do IGP-M algo que me parece extremamente razoável em razão dos pagamentos serem realizados pelos mais impactados, no caso o próprio cidadão.


Bem, as informações que eu trago aqui para vocês foram extraídas dos relatórios que são fornecidos pela própria companhia através do seu RI. Para quem não sabe do que se trata, RI nada mais é do que o departamento que mantém a relação com os Investidores. Com isso, eu aproveitei também para conferir as informações no site da Agepar referentes ao ciclo anterior destacado no relatório de 2017.


Chama a atenção o fato de que o valor da tarifa de R $4,41 proposto naquela ocasião chega a ser 20% aproximadamente inferior ao preço de R $5,30 agora sugerido. Essa diferença deixa claro que o reajuste seria excessivo levando-se em consideração que a inflação durante o período não alcançou esses patamares. Nesse sentido, foi proposta a reposição tarifária distribuída ao longo de oito anos. Inicialmente, a decisão de se diluir por vários anos pode parecer injusta, mas no decorrer do tempo ela acaba sendo benéfica para a companhia que vê os seus valores sendo corrigidos em linha com os seus próprios interesses e necessidades.


Crescimento sustentável no decorrer do tempo


Contudo, quem pauta os seus investimentos no longo prazo, como é o meu caso, não se preocupa com essa queda no preço das ações. Pelo contrário, a percebe como sendo uma grande oportunidade de compra em razão da depreciação que as ações estão sofrendo no momento. Mas a tranquilidade que eu sinto está amparada pelos resultados financeiros que eu observo no histórico da companhia, bem como no pagamento de dividendos que vem sendo praticado pela empresa.


Uma empresa com receita líquida crescente


Então, nesse gráfico você consegue perceber claramente o quanto a empresa gerou de receita durante todos esses anos. O crescimento é bastante visível e demonstra resultados consistentes e sólidos.


Associado a todas as questões já mencionadas, eu destaco os resultados apresentados pela companhia ao longo dos últimos anos. Resultados extremamente consistentes, como eu acabei de falar, demonstram solidez através dos números. Afinal, quando os números são legítimos eles conferem veracidade às informações prestadas.


Lucro líquido em linha com os projetos de longo prazo


Esse gráfico do lucro líquido bem ilustra isso que eu estou falando para vocês. É possível você observar o quanto o lucro se mantém em uma linha crescente.


Enfim, procure se posicionar como um sócio da companhia e verifique se os resultados são consistentes e condizem com a realidade. Se os fundamentos da empresa estiverem preservados, então ignore as oscilações ou aproveite para comprar mais ações caso você perceba uma boa oportunidade.


O valor se sobrepõe ao preço


Por isso mesmo, é importante que você estude e aprenda cada dia mais sobre o universo das ações e não se deixe levar pelos movimentos do mercado. Assim, você consegue tomar decisões bem mais embasadas, além de adquirir um olhar diferenciado sobre os investimentos que vier a fazer.


Então é isso ! Como deu para perceber eu não me preocupo com essa queda do preço das ações, pois o que me interessa são sempre os fundamentos da companhia que eu escolhi para investir.


Grande abraço,

Marcelo Teófilo



2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo