Frequentemente ouço as pessoas dizendo que gostariam muito de montar o seu próprio negócio, mas que não possuem o capital necessário para isso. Na realidade, é um grande equívoco achar que um negócio para ser montado exige altos investimentos.
É possível iniciar o seu próprio negócio com um orçamento extremamente reduzido e, ainda assim, obter ganhos expressivos. No entanto, não se iluda, é preciso estar ciente de que as coisas não acontecem da noite para o dia. Tudo na vida exige empenho e dedicação, do contrário, estará sendo mal realizado. Como também, todo negócio precisa passar por um processo de maturação para que possa evoluir com solidez.
Dessa forma, saiba que começar um negócio do zero vai exigir de você muito mais empenho e dedicação do que propriamente dinheiro. Se você iniciar com os pés no chão, sem as falsas ilusões que ficará rico, sem muito esforço, possivelmente você será uma pessoa bem sucedida.
Outra coisa, extremamente importante, é que devemos nos preocupar em resolver problemas impactando de uma forma positiva a sociedade. Hoje em dia pensar apenas no lucro está se tornando ultrapassado, obsoleto. Atualmente, muitas empresas priorizam o bem estar dos seus empregados, assim como também pensam em produções e soluções sustentáveis e que não causem danos ao meio ambiente.
O grande segredo para se colocar isso tudo em prática está na forma como você irá produzir e no comportamento que irá adotar e pelo qual será reconhecido futuramente. Trabalhar de maneira inteligente é o que fará com que você possa se diferenciar no mercado e ter o seu tempo otimizado.
Você consegue excelentes resultados apenas adotando uma postura mais organizada e voltada para o aproveitamento do seu tempo, bem como segmentando o seu público. Quando você direciona as suas ações para um determinado nicho de mercado tudo tende a se tornar mais objetivo em razão da personalização e direcionamento que você estará dando ao trabalho.
Comece de forma simples fazendo uso dos recursos que você já possui.
O ponto de partida está sobretudo em não complicar. A grande maioria dos empreendedores imagina que sem produtos de alta qualidade ou mesmo amplas estruturas, não se pode iniciar um negócio. Se fosse assim, até hoje eu estaria sonhando em montar a minha primeira empresa. Na realidade, isso não passa de um mito. Esse discurso que ouvimos desde quando somos bem jovens acaba fazendo com que muitos desistam da ideia de empreender.
Quantas história escutamos todos os dias de pessoas que não tinham absolutamente nada, nenhum recurso e conseguiram vencer na vida. Pessoas que foram capazes de superar as dificuldades e deixaram para trás anos de angústia, sofrimento e agora vivem uma vida de realizações, usufruindo de tudo aquilo que conquistaram com muito trabalho e dedicação. Mas, então, qual é o segredo ?
Primeiro de tudo acreditar naquilo que você faz, pois somente a paixão, o amor fará você passar por cima das adversidades que forem surgindo e olha que são muitas. Afinal, você irá lidar diretamente com essa atividade que escolheu por um longo período da sua vida, então ela precisa acima de tudo lhe dar muito prazer, pois, do contrário, você irá se cansar mais cedo ou mais tarde.
Outra questão importante, é que a experiência lhe trará mais oportunidades. E o conhecimento, a possibilidade de melhorar a cada novo dia. Sendo assim, quanto mais você praticar, mais estará evoluindo e encontrando as soluções para os problemas que precisa resolver. Então, deixe de lado as desculpas e coloque a mão na massa. Com o tempo o seu trabalho se tornará cada vez melhor e aos poucos será lapidado.
Depois, pense em trabalhar da maneira mais simples possível ao invés de ficar fazendo planos megalomaníacos ou complicando o que deve ser simples. Nada como um passo de cada vez. Quando eu era novo, o meu avô dizia que para se chegar ao topo de uma escada é preciso antes de mais nada subir o primeiro degrau.
Um degrau de cada vez.
Um degrau de cada vez é o que fará com que você seja capaz de realizar os seus sonhos. Quem não pensa assim costuma viver no mundo das ilusões imaginando que um dia as coisas irão conspirar em seu favor, ou então, fazendo eternamente o papel de vítimas da sociedade como se os outros fossem culpados pelos seus fracassos.
Um dia ouvi de um dos maiores empresários desse país o seguinte:
“As pessoas ficam procurando fórmulas mágicas para ganhar dinheiro com o intuito de ficarem ricas e não percebem que para alcançar o sucesso basta transformar aquilo que já foi feito em algo ainda melhor”.
Você pode vender produtos ou serviços pela internet mesmo não tendo capital para investir. Como também pode fazer o mesmo de forma presencial sem ter nenhum capital.
Sim, as possibilidades são tamanhas e para isso basta reunir trabalho e força de vontade. O resultado será a sua satisfação pessoal aliada ao desejo de construir o seu próprio negócio.
Então, vamos lá …
São 5 os pontos iniciais que considero importantes para você ter sucesso com o seu negócio.
1 – Crença – acreditar naquilo que se faz e trabalhar com paixão, vontade e desejo de vencer.
2 – Simplicidade – procurar fazer as coisas da forma mais simples possível.
3 – Paciência – tudo exige um tempo de maturação e resiliência é fundamental para se obter êxito em qualquer atividade.
4 – Não tente inventar a roda. Faça aquilo que já foi feito, porém de uma forma inovadora. Na vida nada se cria, tudo se copia, tudo se transforma ! Já ouviu essa frase ?
5 – Persistência – quanto mais “nãos” você recebe, mais perto do SIM você estará.. Tendo isso bem definido, você poderá partir para a próxima etapa que consiste em definir:
Qual o seu grande sonho ou talento ? Aquilo que você ama fazer ou faz naturalmente muito bem.
público
produto
recurso (capital)
Logo após ter definido a necessidade/problema do seu público alvo, bem como o produto ou serviço que você irá comercializar como solução, a próxima etapa será analisar qual o capital que você poderá investir em seu negócio. Quais são os recursos que você tem disponíveis para fazer a “máquina andar” ou o “negócio girar”.
Tendo essas informações como base você poderá fazer uma planejamento adequado das suas ações. A partir desse momento, você poderá organizar as etapas de execução do seu negócio e tudo se tornará mais claro para você.
Adotando algumas medidas simples você perceberá que desenvolver e colocar o seu negócio em prática não é nenhum bicho de sete cabeças
PÚBLICO + PRODUTO
Você já sabe com que público irá trabalhar ?
Então, o primeiro passo é definir muito bem o seu público. Mas como assim, não entendi ? Você precisa saber não somente o produto ou serviço que irá vender, mas para quem ele será vendido. Qual a necessidade do seu cliente. O que ele precisa. Por que ele precisa desse seu produto ou serviço ?
Se você deseja vender roupas para criança, então precisa definir que faixa etária irá atender.
Serão crianças até 4 anos, bebês, crianças entre 4 e 8 anos.
Que tipo de público consumidor ? roupas populares, para pais que possuem um poder aquisitivo mais alto. Ou seja, é necessário saber para quem irá vender.
Isso deve e precisa ser aplicado em qualquer análise que você faça. Se um dentista vai prestar um serviço não basta apenas abrir um consultório. Ele precisa saber o público que irá atender, pois este público irá definir o local onde irá abrir a sala comercial.
Todas essas questões são importantes e tornam o seu trabalho muito mais simples e prático. Parece confuso, mas não é. Confuso é sair “atirando para todos os lados” tentando atingir todos os públicos desesperadamente. Assim você irá gastar tempo, dinheiro e não irá alcançar o seu objetivo.
Então, vamos lá ! De forma bem simples e prática.
Defina:
1 – O público que irá atender. ( aqui está a necessidade, o desejo ou a oportunidade)
2 – O produto que irá vender ou serviço que irá prestar. (aqui está a solução )
Entenda que um dos segredos do sucesso está na segmentação do seu trabalho. O seu trabalho se tornará bem mais tranquilo se estiver muito bem definido para quem você irá vender Assim, você conseguirá perceber as necessidades do seu cliente e poderá criar produtos e serviços mais adequados. Essa análise faz com que você e o seu negócio tenham muito mais chances de dar certo.
CAPITAL + ORGANIZAÇÃO E PLANEJAMENTO
Quanto você terá que investir ?
Você pode começar o seu negócio com pouquíssimo capital, mas precisa ter ao menos um mínimo de organização e planejamento. Isso é fundamental. Por isso mesmo, eu sempre digo que é mais fácil e barato começar um trabalho pela internet do que por meio de uma empresa física. O custo é infinitamente menor e os resultados sempre bem maiores. Sem contar a praticidade.
Importantíssimo ! Muita gente confunde começar pela internet com produtos digitais, ou marketing digital. Isso não tem nada a ver.
Você pode começar pela internet praticamente qualquer negócio, inclusive, negócios físicos. Ou seja, você pode vender imóveis, carros, legumes e verduras, roupas, móveis, serviços de pintura, lavacar entre outros. Limpeza de carros ? Isso mesmo, até um serviço de limpeza de carros. E uma estratégia igualzinha a essa eu já elaborei junto com um jovem que não tinha nenhum centavo no bolso para começar.
Então, esquece a ideia de que começar pela internet é mais difícil. Pelo contrário, é muito, muito mais fácil e barato.
Com o devido planejamento você saberá:
os passos que você irá dar para montar o seu negócio
os custos envolvidos em cada etapa de desenvolvimento do processo.
o retorno que se espera obter com a sua empresa ou trabalho.
PROFISSIONALISMO é a palavra de ordem !
As pessoas se esquecem que esse tipo de cuidado com o seu negócio nada mais é do que profissionalismo. Você precisa tratar a sua empresa ou negócio com o maior carinho, como se fosse o seu filho. Precisa cuidar dele. Precisa alimentar esse negócio com informações. Precisa aprimorá-lo. Somente assim, ele irá crescer de forma sólida e robusta.
CONTEÚDO
Conteúdo é uma das coisas mais importantes na vida. Você pode perceber que todos nós gostamos de pessoas que têm histórias para contar. Pessoas que julgamos inteligentes. Cultas e sábias. Essa admiração é natural, pois todos nós, no fundo, desejamos servir de exemplo para alguém.
É saudável imaginar que podemos transferir nossa experiência para uma outra pessoa. Acabamos nos espelhando em nossos pais, familiares, amigos, e profissionais que admiramos. Tentamos copiá-los e reproduzir aquilo que consideramos mágico. Que faz os nossos olhos brilharem.
Nossos caminhos são construídos basicamente por meio desse processo de admiração e respeito. Se você notar, isso não passa de transferência de conteúdo. Conteúdo nada mais é do que conhecimento. E conhecimento é a maior riqueza que uma pessoa pode adquirir ao longo da vida.
Quando trazemos essa questão do conteúdo para o campo profissional, percebemos que a primeira coisa que o cliente espera do nosso trabalho, é que nós tenhamos conhecimento sobre aquilo que estamos nos propondo a passar ou vender.
Falar com propriedade sobre um determinado assunto não faz de você apenas uma autoridade, como muito se fala hoje em dia, o torna, sobretudo, um profissional de respeito em sua área. E quanto mais conhecimento e preparo você tiver, mais você será admirado e mais as pessoas buscarão estar ao seu lado.
Então, não meça esforços para produzir conteúdo relevante e de extrema qualidade. A sua reputação profissional como um especialista será a consequência natural de um trabalho bem desenvolvido. Faça isso com gosto e perceberá que as pessoas irão procurá-lo cada vez mais com o passar do tempo.
“A vida nada mais é do que uma coleção de conteúdos transformadas em experiências e histórias”
Resumindo:
Defina muito bem o que você deseja fazer como falei acima.
público ( defina para quem você deseja vender ou prestar esse serviço: homens, mulheres, crianças. qual a faixa etária, a classe social. e etc. )
produto ( decida com o que você deseja trabalhar. algo que você ame muito )
capital ( pense quanto você pode investir para analisarmos e se é viável ou não o negócio )
Lembre-se sempre que você pode começar um negócio com pouquíssimo capital. Se quiser saber como me envie uma mensagem para gente empoderia@gmail.com ou leia os nosso posts
No mais, siga os passo que lhe falei no início desse texto.
Acredite em você, no seu potencial e na sua força de trabalho
Trabalhe de forma simples e não complique as coisas.
Tenha paciência e saiba que nada acontece da noite para o dia.
Saiba que qualquer negócio pode dar certo e o fato de já existirem outras coisas iguais, é um ótimo sinal.
Assim como uma casa em construção onde se coloca um tijolo de cada vez, o seu negócio irá crescer aos poucos. Então, tenha persistência. Se dedique a ele dentro das suas possibilidades e o construa de forma sólida.
Por fim, como sempre digo e falo: Não dê ouvidos a todo mundo e siga o seu coração.
E o mais importante, adquira conhecimento e informação, pois, como já escrevi em outro post, o conhecimento é a base para tudo na vida.
Conhecimento, precisa e deve ser compartilhado
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Abraços,
Marcelo Teófilo
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