Entenda porque você não tem resultados




Todos nós já ouvimos a famosa frase “Quem planta colhe”. De fato, isso é uma grande verdade, pois essa máxima muito se aplica ao que realizamos em nossas vidas. Tudo que é feito com carinho e dedicação volta em forma de resultados positivos. Assim como também acontece ao contrário. Aquele que não planta jamais irá colher algo.


Outra questão interessante se refere ao comportamento do ser humano. Da mesma forma que nós temos uma capacidade enorme de superação, na contramão dessa certeza, agimos quase que por teimosia repetindo alguns erros e padrões, obedecendo ao sempre dito ciclo vicioso. Ou seja, o ser humano tem uma tendência natural de se repetir para o bem ou para o mal.


O problema não está aí, mas no fato de que, na grande maioria das vezes, o processo de repetição recai normalmente sobre os aspectos negativos. Um exemplo claro do que estou falando são as estatísticas alarmantes que apontam os resultados das pesquisas para um número absurdo de empresas que fecham ainda nos primeiros anos de vida.


Só para se ter uma ideia, de cada 5 empresas que são abertas no país, 4 encerram suas atividades após um período de tempo bastante curto. Se os resultados estivessem restritos apenas às empresas, a situação por si só já seria preocupante, mas os números ressaltam também a alta rotatividade dos profissionais hoje empregados.


Não custa lembrar que a rotatividade, na maioria das vezes, está atrelada a um baixo retorno na produtividade por parte do empregado.

Mas porque será que isso acontece? Por que o desempenho deixa tanto a desejar?

Seria falta de preparo, má qualificação profissional ? Talvez. Quem sabe a falta de motivação em trabalhar na área não seja o fator determinante para desempenhos tão ruins.


A verdade dos fatos é que o número de empresas que são fechadas é grande e o número de demissões ainda maior. Tudo está relacionado a uma questão de postura, pois lá se vão os anos em que a falta de conhecimento era fator preponderante e associado ao fracasso.


E onde será que está o problema ? …


Pois é, o problema quase sempre está bem diante dos olhos e não vê-lo é a opção mais frequente. Afinal, é bem mais cômodo ignorá-lo.

  • FOCO

  • AÇÃO

  • META

A ausência desses fatores é extremamente prejudicial e lesiva a qualquer negócio. Por incrível que pareça, três pontos que deveriam ser considerados naturais para o desenvolvimento de uma atividade, são os elementos que aparecem como sendo os grandes vilões do mercado.

FOCO


Dessa forma, a falta de foco faz com que a pessoa se torne refém das suas próprias atitudes. Com isso, o caminho natural é o aparecimento da desorganização em um curto espaço de tempo. O trabalho vai se acumulando e a consequência é a falta de resultados acompanhada da perigosa desmotivação


O que se percebe é que a qualidade do trabalho está diretamente associada a devida atenção que você destina ao que precisa ser feito. Estabelecer prioridades é saber se relacionar bem consigo mesmo. Sobretudo é fazer bom uso do tempo disponível.


Assim, as 24 horas que regem os dias, podem ser ou não nossas aliadas, vai depender sempre das escolhas que serão feitas. O tempo é comum a todos.. A diferença está em como lidamos com os ponteiros do relógio. Cabe a nós o discernimento sobre o que precisa ser posto em prática.

AÇÃO


Não se deixe enganar, a maioria das pessoas deixa tudo para amanhã. E o amanhã, é um futuro tão distante quanto os planetas que habitam esse universo. Eu te pergunto, quanto de desejo existe dentro de cada um de nós a ponto de movemos montanhas para alcançá-lo?


Certo mesmo são as desculpas que ouvimos todos os dias como forma de amenizar a falta de resultados. Não há quem possa conquistar os seus objetivos sem que o trabalho seja feito. Tão simples quanto isso é a percepção que tenho quando me deparo com um muro de lamentações.


Normalmente o que se vê é um notável desfile de desculpas para o negócio não estar dando certo. Poucos são os que reconhecem os seus erros e admitem que não colocam as coisas em prática como deveriam. Muitos são os motivos que levam uma pessoa a não cumprir com suas obrigações, mas o maior deles é não conseguir lidar com as suas próprias fraquezas.


Quero escrever com mais calma sobre essa questão da fraqueza justamente porque esse assunto é de extrema importância.

METAS


Se o foco não faz parte do seu cotidiano e a ação parece algo ainda mais distante, considerar as metas como sendo possíveis de serem alcançadas foge às regras da razão. Ninguém em sã consciência pode imaginar que irá conseguir vencer na vida sem cumprir metas, não se esqueça disso.


É tolo acreditar que as coisas irão cair do céu. Talvez o mais ingênuo dos cidadãos realmente acredite nisso. Sem levar em consideração os contos da carochinha e as tramas das novelas, o mais próximo possível que você irá chegar da vida fácil, será a porta de uma casa de apostas.


Mas se a ideia não é ganhar na loteria resta a difícil missão de acordar todos os dias e ter em mente que as metas deverão ser batidas. Como de costume, gosto de dizer que somente o Procon, Psicólogos e o Tribunal de Justiça vivem de reclamações. Não se esqueça que trabalho árduo não só pode, como deve ser também prazeroso, não é mesmo?


Então, tenha com você a certeza que traçar metas faz parte da nossa programação diária, sim, e deve ser incorporado a sua vida como escovar os dentes e almoçar. Todos nós devemos ter metas a cumprir, pois isso elimina o medo e a insegurança.


O ponto positivo é saber que recai sobre os ombros de todo indivíduo, resguardadas as devidas proporções, sempre a mesma cobrança. Ou seja, empregado ou com o seu próprio negócio as metas irão sempre lhe acompanhar ao longo da vida.

Resumindo:

  • Trabalhe dedicando totalmente a sua atenção ( FOCO ) ao que precisa ser feito no dia, pois isso é ter foco.

  • Entenda que sem ação jamais irão existir bons resultados. No máximo, uma grande frustração por não tê-lo alcançado. Sendo assim, ( TENHA ATITUDE )

  • A única maneira que esse processo tem de ser tornar uma realidade é por meio do estabelecimento de metas diárias. ( ESTIPULE E CUMPRA AS METAS )

Se você conseguir fazer desses princípios um estilo de vida, os resultados serão a consequência natural do bom trabalho realizado.


Eu vou me aprofundar em relação a cada uma dessas questões

em posts específicos. Isso dará uma noção ainda melhor do quantos esses pontos são fundamentais para o sucesso de um negócio.


“O conhecimento é a base para tudo na vida.”


Fica a dica !


Abraços,

Marcelo Teófilo

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo