Entenda a diferença entre necessidade e desejo.




A vida é feita de escolhas” todo mundo já ouviu essa frase em algum momento da vida. Ela mostra que nós sempre estaremos diante de várias opções. Por isso, as decisões são tão importantes e podem fazer a diferença em nossa vida.


Particularmente, eu acho que a frase correta deveria ser: A vida precisa ser feita de boas escolhas. Mas o que eu quero dizer especificamente com isso? Quero dizer que não basta apenas você fazer escolhas. Você precisa fazer boas escolhas. Você precisa fazer as escolhas corretas.


Muito bem, mas então o que são escolhas corretas ?


Para entender de forma bastante simples, inicialmente, você primeiro precisa saber qual a diferença entre Necessidades e Desejo.


Então, o primeiro passo é saber porque todos nós realizamos as nossas compras. Afinal de contas, entender esse comportamento vai fazer com que você realmente valorize o seu dinheiro.


É fundamental saber distinguir necessidade e desejo para que você possa fazer boas escolhas. Dessa forma, você conseguirá alcançar o equilíbrio para a sua vida.


Sendo assim, necessidade é tudo aquilo que é considerado indispensável para nossa vida. Por sua vez, o comportamento que envolve o desejo consiste sempre em querer ter ou usufruir de algo, mesmo que não seja necessário. Por exemplo: a alimentação é indispensável para a vida de qualquer pessoa. Ninguém consegue viver sem se alimentar, é um ato que não depende da nossa vontade.


Assim, a alimentação por ser indispensável para a nossa sobrevivência, é uma necessidade. No entanto, nós podemos nos alimentar de diversas maneiras. Quando optamos por não comer em casa e decidimos ir ao restaurante, justamente em razão da comodidade, além de poder desfrutar de tudo aquilo que ele oferece, estamos lidando com o desejo.


Não importa que o motivo da sua ida ao restaurante tenha sido para se alimentar, fazendo com que a sua necessidade de alimento seja suprimida, a forma que encontrou para satisfazer essa necessidade foi um desejo colocado em prática.


Todos nós sabemos que as pessoas em geral não se relacionam bem com o dinheiro. Fazer uma boa gestão e saber administrá-lo envolve interesse em aprender e, obviamente, muito bom senso. A técnica se adquire com prática. É importante dizer que os desejos não são ruins, pelo contrário, eles sugerem aquilo queremos no futuro. Eles nos dão prazer e trazem boas sensações. Por isso que o desejo é tão envolvente e sedutor.


A questão é como nos relacionamos com os desejos. A grande maioria os trata como se fossem uma prioridade. Esse tipo de comportamento é o que faz com que muitas pessoas percam totalmente o controle de suas vidas financeiras. Não podemos nos esquecer que os desejos não são limitados, mas os recursos sim.


Não existe quem consiga alcançar a tranquilidade financeira tratando os desejos como se fossem de fato uma necessidade. Isso é uma utopia. Uma ilusão. Na realidade, é importante que tenhamos bom senso. quando agimos sem responsabilidade às consequências são quase sempre um processo de endividamento.


É importante priorizarmos às necessidade e, na medida do possível, atender aos nossos desejos.O dinheiro em si, é apenas um instrumento para que nós possamos atender às nossas necessidades e desejos. Por essa razão, você precisa o quanto antes aprender a administrá-lo bem.


Quando nos damos conta da importância de saber separar às nossas necessidades e desejos, começamos a perceber o quanto devemos conter a nossa impaciência. Aprender a lidar com a ansiedade faz com que tenhamos um futuro livre de dívidas e repleto de serenidade.


A construção da sua liberdade financeira passa por boas escolhas. Isso é o que fará com que você estruture bons alicerces para a sua vida. Uma verdadeira base sólida para uma vida financeira saudável. A Educação Financeira permite que através de bons hábitos você conquiste a sua independência, mas para tal, é necessário colocar os ensinamentos em prática. Não adianta ficar apenas na teoria.


Então, chega de desculpas. Comece a colocar em prática, hoje mesmo, a ideia de mudar a sua vida.


Mãos na massa

  • Se você tiver dificuldades procure orientação ou um curso que possa vir a lhe ajudar.

  • Busque transformar os seus sonhos em ideias e projetos que venham a gerar benefícios para você no futuro.

  • Não se esqueça que boas escolhas são fundamentais para que você possa ter êxito nesse seu novo projeto de vida. O segredo está em escolhas equilibradas. Escolhas que não comprometam o seu planejamento financeiro.

  • No futuro você irá colher exatamente o que estiver plantando hoje. Então, às mudanças precisam ser feitas o quanto antes.

Pois é, como já falei em uma outra ocasião e, gosto sempre de reiterar, a vida é feita de escolhas. As boas decisões permitirão que você possa viver inúmeros de seus sonhos no futuro. Lembre-se disso.


Tenha certeza que uma vida financeira tranquila é o resultado das escolhas que você faz hoje.


Pessoal, foi um prazer poder compartilhar mais esse post com vocês.

E não se esqueça !


Se você gostou desse conteúdo se inscreva no canal, deixe a sua curtida, ative o sininho para receber às notificações e compartilhe com os seus amigos nas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso à informação.


Super Obrigado !


Deixe seu comentário, sua crítica ou sugestão.


Grande abraço e até a próxima.


Valeu ...


E aí, curtiu o post ? Então, não deixe de compartilhar com seus amigos para que mais pessoas tenham acesso à informação.


Marcelo Teófilo


Empoderia

Educação Financeira e Investimentos Pessoais

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo