Elimine gastos e despesas desnecessárias

Atualizado: 17 de set. de 2020




Eu gostaria de começar com a seguinte indagação: Quantas vezes você já parou para fazer uma reflexão sobre a questão dos gastos e despesas desnecessárias ? Acredite se quiser, mas pouquíssimas pessoas pensam sobre isso.


Quem me conhece sabe o quanto eu gosto de usar exemplos em minhas palestras, cursos ou explanações, justamente porque se torna muito mais simples e prática a compreensão.


Então, eu vou começar com um exemplo pessoal ...


Durante muito tempo eu falei para o meu pai que ele deveria vender o carro e passar a utilizar o transporte público ou os aplicativos tipo Uber, algo que ele já fazia com bastante frequência. Expliquei várias vezes que as despesas anuais que ele tinha para manter o veículo eram enormes e que no final das contas ele só estava perdendo dinheiro por uma vaidade extremamente boba. Mostrei com números e provei por A mais B que manter o carro na garagem não era uma atitude de fato inteligente a dele.


Pois é, mas, por incrível que pareça, nem assim eu conseguia convencê-lo. é como o ditado popular sempre diz: Quando a pessoa não quer enxergar não há o que fazer. Inúmeras vezes eu disse que ele usava muito mais o Uber do que o próprio carro, mas, ele não dava o braço a torcer. Essa é a mais pura realidade.




Continuava insistindo que em algum momento poderia ter vontade de viajar ou fazer um passeio com o carro durante o final de semana. Toda a vez a minha resposta era sempre a mesma: “Pai, pelo amor de deus, se um dia você quiser viajar ou fazer um passeio de carro, você, simplesmente, aluga um veículo na locadora e faz o seu passeio, ou sua viagem”

Você ainda tem a seu favor a possibilidade de escolher o modelo que quiser, e, se porventura houver algum problema, eles te enviam outro veículo sem nenhum custo adicional. Na realidade, hoje qualquer pessoa consegue alugar um carro com diárias a partir de 50 reais. De forma bastante simples e prática. Sem muitas burocracias.


Enfim, um dia toca o meu telefone e quem estava do outro lado da linha ? Meu pai. Disse que havia pensado bastante no que eu havia dito durante todo esse tempo e chegou a conclusão que eu realmente estava certo. Eu falei; Parabéns, até que enfim você percebeu o óbvio. Mas, vai colocar o carro à venda em uma loja quando ? Ele disse: Eu já vendi :) ! Ele ligou para um amigo que trabalha com carros há muito anos, esse amigo fez uma proposta interessante e ele acabou fechando.


Na sequência, ele aplicou o dinheiro e resolveu uma situação que só gerava despesas. Anualmente, era pagamento de IPVA, Seguro Obrigatório, Seguro do carro, gasolina, manutenção, estacionamento, entre outras despesas. Quem tem carro sabe exatamente o que é isso. É importante ficar claro que eu não tenho nada contra quem tem carro. Você só precisa colocar na balança e pesar se realmente vale a pena mantê-lo na garagem


Para muitas pessoas o carro é instrumento de trabalho. Elas precisam do veículo para se locomover e gerar renda para suas famílias. Mas para muitos, o carro é um simples objeto de desejo ou status social, nada além disso. Por essa razão, é sempre bacana que você faça uma reflexão sobre todas as coisas que geram gastos e despesas para você. Sobre o que realmente importa e irá impactar a sua vida no longo tempo.


O QUE SÃO AÇÕES


Certa vez, eu estava atendendo uma cliente e fazendo uma análise sobre os gastos que ela tinha mensalmente. Eu fiquei impressionado com o fato de que ela era extremamente apegada a um plano de celular que incluía uma série de coisas que ela nem usava. E por esse pacote ela pagava algo em torno de 200 reais na época. Curiosamente, um outro pacote que custava 60 reais a atendia muitíssimo bem e gerava por mês uma economia de 140 reais. Se esse valor for multiplicado por 12 meses, nós temos em um ano um ganho de 1680 reais.


Parece pouco, mas esse valor bem aplicado ao longo de anos cresce exponencialmente.


Por isso, eu sempre digo: Não se prenda a coisas que lhe geram despesas desnecessárias e não trazem resultados. Pelo contrário, só consomem o seu tempo e dinheiro.


Esses exemplos que eu dei, do meu pai e da minha cliente são para mostrar que as pessoas devem fazer uma reflexão sobre a importância de se eliminar tudo aquilo que é desnecessário.


Se você consegue reduzir gastos e cortar despesas verá o quanto começa a sobrar dinheiro para investir. Se todo o dinheiro que você conseguir economizar for bem aplicado, no longo prazo você terá uma máquina de fazer dinheiro trabalhando para você. Isso é o que acontece com quem vive de investimentos. Consegue ter renda mesmo sem trabalhar só com os ganhos obtidos com as aplicações.


Quantas pessoas você conhece que possui um veículo e quase não usa o carro ? Quantas pessoas têm dois carros na garagem ? Quantas pessoas pagam caro por pacotes de celular ou internet que pouco usam ? Quantas pessoas são sócias de clubes e quase não frequentam, mas pagam às mensalidades ?


Eu ficaria aqui até amanhã dando vários exemplos, mas esse não é o objetivo.


O que eu quis com esse Podcast foi chamar a sua atenção para os pequenos detalhes, pois eles podem fazer uma grande diferença no seu planejamento financeiro.

Economizar permite que você possa investir com regularidade ao longo do tempo. Esse hábito permitirá que você consiga obter a tão sonhada liberdade financeira e um futuro tranquilo.


Pense sobre isso. Fica a dica !


Pessoal, foi um prazer poder compartilhar mais esse texto com vocês.


E não se esqueça !


Se você gostou desse conteúdo se inscreva no Blog, deixe a sua curtida, ative as notificações e compartilhe com os seus amigos nas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso à informação.


Deixe seu comentário, sua crítica ou sugestão.


Super Obrigado !


Grande abraço e até a próxima.


Valeu ...


Marcelo Teófilo

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo