Como manter o foco e alcançar ótimos resultados.




Por que será que as pessoas ficam tão dispersas e acabam abandonando as atividades ?

Em primeiro lugar, eu quero destacar que, a falta de foco faz com que a pessoa se torne refém das suas próprias atitudes. Com isso, o caminho natural é o aparecimento da desorganização em um curto espaço de tempo. O trabalho vai se acumulando e a consequência é a falta de resultados acompanhada da perigosa desmotivação.


O que se percebe é que a qualidade do trabalho está diretamente associada a devida atenção que você destina ao que precisa ser feito. Estabelecer prioridades é saber se relacionar bem consigo mesmo. Sobretudo é fazer bom uso do tempo disponível.


Agora, por que será que as pessoas ficam tão dispersas e acabam abandonando as atividades e deixando os compromissos de lado, ou seja, o que precisa ser feito acaba ficando pelo caminho. Sem medo de errar, eu digo a vocês que a falta de foco começa por um problema chamado ausência de estímulo.


Quando você se sente estimulado por um determinado assunto, você é capaz de passar horas e horas a fio sem se sentir incomodado. Você quer ver um bom exemplo do que eu estou falando ? Quem não conhece algum jovem que fica durante várias horas em frente a um computador jogando videogames ? Quem não conhece uma pessoa que adora novelas, seriados ou filmes e assiste durante horas ?


Esse tipo de exemplo que eu dei se aplica a tudo. A sua vida financeira. Aos investimentos. A leitura de um livro. Ao seu trabalho. Ao aprendizado de uma nova língua, entre tantas outras coisas.




A falta de foco está muito associada ao prazer que se tem em realizar as atividades.

Então, em grande parte o ponto de partida da falta de foco está muito associado ao prazer que você sente em realizar uma determinada atividade. Claro que não é só isso e eu também vou falar sobre os outros pontos que são importantes. Mas, quando não existe o prazer, a tendência é que você acabe se desmotivando e abandonando tudo aquilo que está fazendo ou deixando de lado o que precisa realmente ser feito.


Por isso, sempre se fala sobre a importância de nós fazermos bom uso das 24 horas que regem os nossos dias, pois elas podem ser ou não nossas aliadas, vai depender sempre das nossas escolhas.. Afinal o tempo é comum a todos. Todos nós temos as mesmas 24 horas. A diferença está em como lidamos com os ponteiros do relógio, como diz um ditado antigo. Cabe a nós o discernimento sobre o que precisa ser posto em prática.


Sendo assim, a primeira coisa que você deve levar em consideração é se a sua falta de foco não está relacionada ao fato de que você não está sentindo prazer naquilo que está realizando. Se você está achando as suas atividades chatas e desagradáveis, você não vai conseguir ter foco.


Por isso, é tão importante que você esteja vinculado a trabalhos e atividades que lhe deem prazer. E ter prazer em uma determinada atividade significa que você realmente acredita no que está fazendo e que a sua atividade pode gerar resultados bacanas.


Então, o que deve ser feito ?


O ponto de partida é definir o que precisa ser feito consiste em relacionar às atividades que precisam ser realizadas para que você possa selecionar aquela que irá fazer primeiro. Assim, você tem de forma clara tudo aquilo que precisa fazer ao longo do dia e conseguirá executar de maneira bem mais tranquila.


Então, eu lhe dou a seguinte dica. Relacione todas as atividades que precisam ser feitas e separe por ordem de importância as três principais. A seguir, defina a primeira atividade que será realizada e coloque em prática seguindo as próximas etapas. Se você possui várias atividades, como é o meu caso, uma boa ideia é estabelecer horários para cada uma delas. Isso faz com que o seu dia comece bem organizado e renda muito mais.


Estabelecer prioridades


Nós já sabemos que fazer várias coisas ao mesmo tempo não dá certo. Isso é um fato. Toda e qualquer pessoa que consegue ótimos resultados ao longo da vida trabalha de forma objetiva. Sendo assim, você só pode passar a realizar uma nova atividade a partir do momento que tenha concluído a anterior.


Jamais transforme o seu trabalho ou atividade em pequenos fragmentos, isso não traz resultados. Pelo contrário, prejudica bastante a sua vida e o seu desempenho. Então, quando você definir a atividade que será realizada, não desvie a sua atenção para outras coisas. Siga em frente com aquilo que você iniciou.


Estipule um Tempo


O tempo precisa ser definido para que você possa alcançar os melhores resultados. Assim, verifique quanto tempo você precisará para realizar uma determinada tarefa. Se o período for muito longo, procure defini-lo separando-o por grupos de horas.Isso irá lhe facilitar. Realizar os seus projetos dentro de períodos específicos de tempo torna o seu trabalho mais sucinto. Mais produtivo. Com isso, fica bem mais fácil você atingir os seus objetivos.


Então, defina quanto tempo você irá dedicar à atividade. Se você acredita que irá precisar de quatro horas para conseguir finalizar um determinado projeto, pense se essas 4 horas podem ser distribuídas em dois períodos de 2 horas, ou até mesmo poderá ser realizada em 4 dias com você dedicando 1 hora a cada dia para realizá-la. Enfim, fazendo esse tipo de análise você terá uma percepção muito melhor do seu próprio tempo e assim conseguirá utilizá-lo de maneira mais adequada aumentando os seus resultados.


Elimine os estímulos externos


Hoje nós vivemos cercados por uma quantidade excessiva de informações. São ligações que recebemos durante o dia, mensagens enviadas por emails e aplicativos, reuniões on-line, enfim, uma quantidade absurda de dados e informações que nos são enviadas. Então, é natural que você fique o dia inteiro monitorando o celular. O problema é que esse tipo de comportamento rouba o nosso tempo e a nossa atenção.


Um bom exemplo, que eu posso dar a vocês diz respeito às pessoas que trabalham com vários sites abertos ao mesmo tempo no computador. Esse tipo de hábito tira completamente a sua atenção. Dessa forma, não abra outras abas em seu computador enquanto estiver realizando a sua atividade. Com certeza o seu desempenho irá melhorar. Outra dica importante é :desligue o seu celular para que a sua atenção esteja totalmente voltada para o que você precisa realizar. Ao eliminar os estímulos externos a sua produtividade irá crescer. Você irá constatar isso em pouco tempo.


Estabeleça Pequenas Pausas


Pequenos intervalos de tempo nos ajudam a manter o foco e aumentam significativamente o nosso rendimento. O descanso é fundamental para que nós possamos revitalizar as nossas forças e restabelecer nossas energias. Então, a cada hora trabalhada separe alguns minutos para um café. Aproveite e relaxe caminhando um pouco. Veja os seus recados no whatsapp. E respire tranquilamente.


Essa pausa é fundamental para o seu bem estar. Afinal, você não é uma máquina. Passados uns 10 ou 15 minutos no máximo, não mais que isso, retome a sua atenção ao que estava fazendo e mantenha esse mesmo ritmo até concluir a sua atividade ou até o momento da nova pausa.


Então, como eu faço para desenvolver as minhas aulas e conteúdos.

Assim, eu começo o dia definindo tudo aquilo que eu preciso realizar e estabelecendo as prioridades.


No caso dos conteúdos que eu preciso produzir para o site youtube e redes sociais, eu já tenho definido que essas as atividades eu realizo sempre de segunda a sexta feira entre 19 e 22 horas da mesma forma como se eu estivesse dando aula em uma faculdade.


Para isso, eu coloco o meu celular no modo silencioso, abro apenas a página que irei trabalhar no computador e estipulo intervalos de 15 minutos entre cada hora para que eu possa descansar.


Dessa forma, eu consigo ter foco. A minha atividade se torna extremamente produtiva. Eu alcanço os meus objetivos. E com o tempo eu tenho cada vez mais aulas e conteúdos publicados que é justamente aquilo que eu desejo. Isso é o que me dá prazer.


Eu utilizo esse processo em todas as minhas atividades ao longo do dia.

Não somente com os conteúdos da Empoderia, mas também com a minha empresa imobiliária, com os investimentos e outras atividades que eu vá desenvolver.


É com esse tipo de organização bastante simples que você consegue manter o foco e alcançar os resultados.


Grande abraço,

Marcelo Teófilo


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo