Como juntar dinheiro ganhando pouco e conquistar a liberdade financeira.

Atualizado: 13 de mar. de 2021




Quando se fala em juntar dinheiro, poupar ou mesmo investir, a primeira coisa que eu sempre ouço é que determinada pessoa conquistou a sua liberdade financeira porque deu sorte ou recebeu ajuda de alguém.


A grande maioria das pessoas tem uma percepção bastante errada sobre finanças e acredita que para você alcançar os seus objetivos e construir patrimônio é necessário ter muito dinheiro. Essa é uma visão completamente equivocada. Completamente errada. Construir patrimônio consiste em você entender única e exclusivamente que o segredo está em você poupar e investir regularmente durante toda a sua vida.


E para colocar esse projeto em prática tudo que na realidade você precisa é de planejamento e uma boa execução. O seu sucesso está diretamente relacionado a maneira como você administra o seu dinheiro e não necessariamente com o quanto você ganha. E como isso é possível de ser realizado ?


Bem, eu resolvi dar o exemplo de uma cliente minha que hoje vive de rendas, mas durante toda a sua vida ela sempre teve uma remuneração próxima a um salário mínimo. A história de vida dela é incrível, muito bacana mesmo e um verdadeiro exemplo para grande maioria das pessoas. E como é que eu sei disso ? Porque eu administro parte do seu patrimônio.’


O ponto de partida


A história dela começa como a de milhares de mulheres no Brasil que ganha um salário mínimo trabalhando em casa de família ou empregos que pagam uma pequena remuneração. A diferença é que ela nunca se deixou abater e nem mesmo se sentiu oprimida ou injustiçada por ganhar pouco. Lá no fundo, ela sempre teve a certeza que poderia construir um futuro diferente daquele que ela viveu durante a sua infância.


Tudo começa sempre pelo primeiro passo


Dessa forma, ela traçou metas e decidiu guardar dinheiro todo mês durante a vida. E ela colocou em prática de maneira bastante objetiva uma regra que sempre funciona para quem deseja juntar dinheiro com disciplina. Afinal, conquistar a liberdade financeira exige empenho e sacrifícios, mas os benefícios compensam todo o esforço que a pessoa faz, eu posso garantir isso a vocês.


A disciplina é a alma dos bons resultados


Então, a primeira decisão que ela tomou foi a de guardar mensalmente 20% do seu salário. No início foi bastante difícil e, inclusive, ela sempre fala sobre as dificuldades que viveu. Ela sempre comenta comigo sobre as adversidades pela qual ela passou. Talvez você esteja pensando que é impossível uma pessoa viver com apenas 80% do salário mínimo, mas não é. E a realidade é que ela, como tantas outras pessoas nesse país, transformou as dificuldades em oportunidades. Esse é o grande diferencial.





A primeira conquista a gente nunca esquece


Na ocasião, com o dinheiro que juntou durante dois anos, ela deu entrada em um pequeno terreno que fica localizado em uma região aqui da periferia da cidade de Curitiba.Na realidade, fica na região metropolitana. Quando ela percebeu que tinha conseguido comprar um terreno com aquelas economias mensais tomou a segunda decisão que foi bastante importante e significativa.


Segunda decisão importante


Ela passou a fazer serviços de manutenção nos finais de semana em uma igreja para aumentar a renda. Com isso, ela conseguia receber duzentos reais por final de semana. Como ela sempre diz, ganhava 100 reais por diária. Assim, com esses oitocentos reais a mais todo mês, ela quase dobrou o que ganhava anteriormente. Só para vocês terem uma ideia, com essa simples atitude ela conseguiu gerar mais receita para o seu orçamento mensal.


Depois que você toma gosto pelos investimentos os resultados começam a aparecer


Dessa forma, com a metade do valor que recebia da igreja ela pagava as prestações do terreno e a diferença ela juntou durante alguns meses e deu entrada em uma casa de madeira para pagar ao longo de 10 anos. Assim que a casa ficou pronta, ela se mudou para o novo endereço e o dinheiro que ela usava para pagar o próprio aluguel, passou a pagar às prestações da casa.


Ou seja, ela conseguiu mais uma vez ter uma sobra financeira todo mês, pois os 500 reais que ela pagava de aluguel passou a sobrar já que as parcelas da casa estavam sendo pagas com metade do dinheiro que ela recebia com o trabalho que ela realizava para a igreja.


Alguns anos depois ...


Então, para o episódio não ficar muito extenso, eu vou adiantar um pouquinho a história dela.


As consquistas continuam sendo incríveis


Depois desse primeiro terreno que ela comprou juntamente com a casa, ela comprou um segundo terreno onde construiu uma segunda casa e alugou para uma família. Na sequência, ela comprou um terceiro terreno que foi alugado para uma grande empresa de telefonia que ergueu uma torre com antena para sinal de celular.


Quem fechou a negociação com a empresa e formalizou o contrato para ela fui eu. O aluguel do terreno foi fechado por 10 anos renovados por igual período, ou seja, mais 10 anos. E hoje quem cuida da administração desse terreno é a minha empresa imobiliária.


Então, só para vocês terem uma ideia, o contrato foi fechado em 2014 com o valor do aluguel firmado em 3 mil reais por mês. Desse valor ela passou a retirar mil reais para despesas pessoais e continuou guardando e aplicando os outros dois mil. Com isso, ela conseguiu economizar por ano mais de 24 mil.


E assim ela conquistou o terceiro imóvel


Em 2019, ou seja, cinco anos depois, ela me pediu que procurasse um apartamento de sala e quarto para ela comprar, pois já havia conseguido guardar mais 130 mil com o aluguel durante cinco anos de economia.


Eu encontrei o apartamento, negociei com o proprietário e ela comprou o imóvel à vista por 120 mil reais. Hoje, o apartamento está alugado para uma estudante do interior que veio fazer faculdade na capital e gera mais uma renda mensal para ela de 700 reais.


Hoje a renda só faz crescer


Atualmente, além da remuneração que ela tem como aposentada, ela recebe o aluguel da casa que está alugada para uma família, o aluguel do terreno que foi fechado com a empresa de telefonia e o aluguel do apartamento que foi comprado em 2019. E ela me avisou recentemente que em 2024 pretende comprar mais um quarto e sala. Hoje ela tem uma renda em torno de 6 mil reais entre os aluguéis e o que ela recebe de aposentadoria.


Como é bom não depender do governo


No entanto, o mais interessante é que ela não depende do dinheiro do governo, pois construiu o próprio patrimônio que lhe rende todo mês uma renda passiva. Ou seja, gera dinheiro para ela todo mês mesmo sem ela trabalhar. Sem contar o próprio patrimônio que com o tempo vai aumentando o seu valor.


Enfim, essa história mostra que toda e qualquer pessoa que tem uma boa orientação e segue com responsabilidade um planejamento financeiro consegue alcançar os resultados. O segredo é não querer inventar, é fazer o feijão com arroz de forma bastante simples.


Dicas importantes ...


O segredo é saber dar tempo ao tempo, ou seja, você planta hoje para colher no futuro. Não existe dinheiro fácil. É preciso se afastar das falsas promessas de enriquecimento da noite para o dia. Isso não existe. Qualquer pessoa pode conquistar a sua liberdade financeira e viver de renda. Mas precisa ter paciência. A disciplina faz com que seus objetivos sejam alcançados. O maior de todos os benefícios é ter um futuro tranquilo.


Não deixe para amanhã o que você pode começar hoje.


Você pode conquistar as suas metas fazendo o seu próprio planejamento ou, caso tenha dificuldades e queira encurtar caminhos, pode também fazer um curso e seguir um método. Não importa a sua escolha, coloque em prática o quanto antes aquilo que você deseja conquistar para a sua vida. Afinal, o seu futuro será o reflexo daquilo que você está realizando hoje.


Me fale aqui nos comentários o que você já está fazendo ou deseja para o seu futuro. ok


Bem, espero que vocês tenham gostado desse texto e do novo episódio do EpodCast e se você ficou com alguma dúvida deixe aqui nos comentários que eu respondo.


Aproveite e se inscreva no canal do Youtube e nas redes sociais, como também ative as notificações para receber os novos episódios. Ah, e deixe o seu joinha aí, combinado ?


Um grande abraço,

Marcelo Teófilo


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo