Como investir dinheiro com segurança.




Resolvi escrever sobre a Importância de se Investir com segurança para que você possa entender que as suas escolhas estão muito associadas ao seu perfil como investidor e ao conhecimento que você possui de um determinado ativo. Por exemplo, o que leva uma pessoa a não ter medo de investir na compra de um imóvel e ter medo de investir em ações.


A resposta é uma só, ou seja, o seu conhecimento no assunto.


Muitas pessoas me perguntam sobre essa questão e esse episódio vai te ajudar a entender melhor sobre o perfil de cada pessoa, justamente para que você possa analisar e pensar sobre as escolhas que fará em sua vida, ok ?.

Quando falamos sobre investimentos a primeira coisa que deve ser observada é o seu perfil, justamente porque isso irá determinar as decisões que serão tomadas para formar a sua carteira de investimentos. E carteira de investimentos pode ser construída com imóveis, ações , títulos públicos tipo Tesouro Direto, Fundos de Investimentos … Enfim, são várias as possibilidades e às opções de investimentos.


Nesse sentido, os interesses são sempre muitos pessoais e estão diretamente associados às nossas próprias características.





Vou dar um exemplo para ficar mais fácil e didática a compreensão. Vou fazer uma analogia, uma comparação entre os investimentos e a alimentação.


Existem pessoas que além de gostar da comida vegetariana, preferem comê-la diariamente porque é mais saudável.São pessoas que evitam frituras e procuram comprar produtos orgânicos e naturais. Elas se alimentam dessa maneira porque acreditam que cuidando da saúde correm menos riscos de desenvolverem doenças ao longo dos anos. Assim, pode-se dizer que essas pessoas são mais conservadoras quando o assunto é a saúde.


No entanto, existem grupos de pessoas que não fazem atividades físicas e dão pouca importância a alimentação. Gostam de comidas gordurosas e não veem problemas em frequentar com regularidade as churrascarias. Dessa forma, estão adotando um comportamento mais ousado e menos precavido em relação a saúde. Com isso, são pessoas que estão mais expostas ao risco.


No mundo dos investimentos funciona da mesma forma. Eu trabalho com investimentos e vejo muitas, muitas pessoas fazendo besteiras, mas elas acreditam que estão certas. Como meu avô já dizia: Na vida você aprende pelo amor ou pela dor. Um médico pode orientar o paciente que o melhor é fazer exercícios e se alimentar adequadamente, mas se ele não quiser não há o que fazer.


Por esse prisma. eu posso dizer que não existe certo ou errado e nem melhor ou pior. Existem apenas pontos de vistas diferentes, Cada um conduz a sua vida pessoal e financeira da maneira que achar melhor.


No entanto, existem aplicações que podem e devem ser adequadas ao seu perfil, justamente com o objetivo de diminuir os seus riscos. Por exemplo: os investimentos que muito bem me atendem e com os quais eu me sinto extremamente confortável podem não fazer sentido algum para você, porque os nossos perfis podem ser muito diferentes.


Sendo assim, opinar sobre investimentos é o pior dos caminhos. Ah, Marcelo, então o que eu devo fazer ? Em primeiro lugar você deve aprender. O conhecimento é o melhor dos investimentos. E conhecimento se adquire com a prática, estudando, se interessando.


Como sempre ouvi desde garoto, nada supera a informação. A partir desse momento o que irá contar será a boa orientação. Ou seja, um profissional que lhe dê a devida atenção prestando uma boa assessoria e realizando uma ampla análise do seu perfil para que você possa se dedicar ao seu trabalho sem perder muito tempo analisando dados. Contudo, se você conhece o que estão lhe sugerindo, fica fácil saber se a sugestão faz sentido ou não para você naquele determinado momento.


Muitas pessoas ficam curiosas e querem saber como eu tenho “coragem” de investir somente em ações. Perguntam sempre como eu não sinto nenhum medo com as oscilações diárias do mercado. O tal dos altos e baixos da bolsa de valores. Da renda variável Querem saber como eu consigo lidar com tranquilidade com esse mercado considerado bastante instável.


A minha resposta é sempre a mesma. Eu me sinto extremamente a vontade ! Eu já estou envolvido com o mercado das ações há muitos anos. Com isso, me sinto confortável e seguro. Eu não tenho medo porque conheço e sei o que estou fazendo.


As pessoas sentem medo do desconhecido por falta de conhecimento. Não existe outra razão para o medo. Quando você conhece o assunto, se sente seguro para falar sobre ele e o medo automaticamente desaparece. É uma consequência natural.


Talvez o seu perfil seja muito parecido com o meu, mas também pode ser que você não consiga lidar com o risco da mesma forma com a qual eu lido. Entretanto, não se esqueça que a confiança surge a partir do momento que você supera o desconhecido. O conhecimento é a chave que abre as portas para um novo mundo e lhe traz a confiança.


Por isso, aprender a escolher o melhor investimento é tão importante para a sua vida ! Por isso, conhecer o seu perfil como investidor é tão importante. Por isso, gente, receber informação de um profissional preparado faz toda a diferença. não se esqueça jamais disso.


Sendo assim, se você quer aprender a fazer boas escolhas e investir de maneira inteligente e com segurança o caminho é o aprendizado. Pode ter certeza absoluta disso.


Pessoal, mais uma vez, foi um prazer poder compartilhar mais esse texto com vocês.


E não se esqueça !


Se você gostou desse conteúdo se inscreva no canal do Youtube, deixe a sua curtida, ative o sininho para receber às notificações e compartilhe com os seus amigos nas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso à informação. Tá joia ?


Super Obrigado !


Deixe seus comentário, sua crítica ou sugestão.


Grande abraço e até a próxima.


Valeu …


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo