O MÉTODO

O método DNASOCIAL é um programa voltado para o autoconhecimento que foi desenvolvido pela Empoderia a partir de pesquisas realizadas na prática dentro da vara criminal com mais de 2500 jovens de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade social e que se tornou um programa preventivo destinado à escolas públicas, núcleos educacionais, ONGs e associações ligadas ao terceiro setor.

Percebemos que a principal razão para os jovens migrarem para o subemprego e para a marginalidade está na frustração por eles vivida. Esse problema leva o jovem a não ter perspectivas dentro de uma sociedade cada vez mais seletiva e cercada por preconceitos. As consequências também estão associadas a processos depressivos decorrentes da baixa autoestima. Esse fato é reconhecido, inclusive, pela OMS como um problema de saúde pública

Dessa forma, fomos entendendo que a maior oportunidade que pode ser transmitida a um jovem é a informação. Um jovem devidamente orientado e que compreende o seu papel como cidadão possui todas as condições para se desenvolver de maneira plena e alcançar excelentes resultados dentro do mercado de trabalho tanto empreendendo como também adquirindo um comportamento autônomo.

No entanto, antes de mais nada, esse jovem precisa ser ouvido para que possamos entender quais são as suas necessidades e anseios, esse é o grande objetivo do método. Trabalhamos para identificar os sonhos dos jovens, suas verdadeiras vocações e competências, pois acreditamos que desenvolver talentos é possibilitar que tenhamos uma sociedade mais justa e equilibrada.